Pages

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tem alguém que você acha que deveria mudar?


Ao atender pessoas com os mais diversos problemas, percebo que grande parte das pessoas acredita ser o comportamento de familiares, amigos ou mesmo de um relacionamento, é que está trazendo o sofrimento pelo qual está passando.

Estas pessoas, conscientes ou inconscientes estão empenhadas em que o outro mude para que elas sejam felizes.
Com brigas, conselhos e críticas, esperam que o outro ou outros percebam seus erros e faça a mudança desejada por elas. Agindo assim, elas somente estão provocando um efeito contrário, pois o outro vai se justificar, se defender, a raiva toma conta da sua mente e como todo ataque é a melhor defesa, este passa a acusar e a dizer que quem precisa de mudança é quem o está acusando. Cada qual se acha no direito de se considerar “o certo”, e todos acabam infelizes.

A pessoa fica cansada, irritada e estressada, mas não percebe que o método que está utilizando não faz efeito algum e continua a insistir neles. Por quê?
1-     Porque a crença é de que se eu não reclamar as coisas continuarão no mesmo ritmo; Ledo engano, a reclamação que é feita para pressionar o outro, não surte resultado, mas mesmo assim fica anos batendo na mesma tecla sem sucesso;
2-     Porque se não reclamar tem a sensação que está concordando com o seu    comportamento; Neste caso, uma vez que no pensamento está a discordância e a reprovação pelos atos do outro, o estresse está criado porque acredita que sabe mais que o outro. A ação aqui é de que agimos assim por amor, muito pelo contrário está sendo arrogante e prepotente e causando sofrimento constantemente.
3-      Porque o outro mudando, a pessoa fica em paz. Essa é a chave da questão: A pessoa precisa que o outro mude porque está sofrendo em algum nível. Se o outro está sofrendo é natural que se queira que ele mude de comportamento, mas não há necessidade de impor a mudança para ele. De um modo geral esta imposição está contaminada pelos nossos medos e outros sentimentos negativos e em sendo assim, acabamos por causar mais sofrimento.

A diferença entre desejar com amor e desapego a mudança do outro e sentir uma necessidade que o outro mude, é que na primeira colocação não terá sofrimento; ao contrário da segunda, que é uma forma desnecessária de desgaste emocional.

Aplicando a EFT, trabalhamos as emoções da raiva, impotência, mágoa, frustração, etc. Faz-se necessário dissolver as emoções que estão causando mal-estar na pessoa  para ficar em paz, independente da mudança do outro. Quando as emoções negativas são dissolvidas, vamos perceber que o modo como o outro age pertence a ele.

Bem, depois de algumas sessões de EFT, é possível que você chegue à conclusão que a mudança é sua, que todo o sofrimento, todo o estresse pelo qual você está passando é somente em função da sua mudança, isto se você realmente quer parar de sofrer.

Daí vem à pergunta: O que preciso mudar? Respondo: O seus sentimentos. Você tem que dissolver a raiva, medo, impotência, ressentimento e a necessidade que o outro mude. Você precisa melhorar a sua auto-estima e agir diferente e entender que o outro só vai mudar se ele quiser, no dia em que ele quiser.

Quando você dissolver a negatividade, o seu objetivo será alcançado e ficará em paz. Você terá a nítida certeza que você só encontrará a paz profunda e verdadeira, trabalhando os seus próprios sentimentos.

Fonte: André Lima.
Myria Pereira Basso – Terapeuta Holística, Parapsicóloga, Terapeuta em TVP.

Consultas (41) 3014-3521 

0 comentários:

Postar um comentário