Historicamente entende-se por Parapsicologia o conjunto dos ramos da ciência que têm por objeto a comprovação e a análise dos Fenômenos incomuns, e por isso misterioso, mas por estarem relacionados com o homem, apresentam de início a possibilidade de serem resultado de faculdades humanas.
Parapsicologia tem como princípio, comprovar e analisar fenômenos, que são ditos como inexplicáveis. Contudo, possuem a possibilidade de pertencerem às faculdades mentais.
O termo Parapsicologia foi criado pelo alemão Max Dessor em 1889, depois Hans Drieschem em 1932 divulgou, e finalmente, foi estabelecido oficialmente em 1953, no Congresso Internacional de Utrech, em substituição aos termos: Metapsiquíca, Ciências Psíquicas, Pesquisa Psíquica e outros.
Muito embora a definição Parapsicologia etmologicamente pareça ser "para além da Psicologia", na prática e na teoria, seu conceito é muito variado, pois a raiz qrega para tem vários significados: além de, junto a, à margem de, ao lado de, agregados a, ...
A humanidade sempre buscou compreender os mistérios da vida e o poder da mente humana. Com a chegada deste milênio, conhecido como a ERA DO AUTOCONHEMENTO, é necessário despertar para esta realidade. O homem é influenciado facilmente por sugestões externas, principalmente negativas, e é resultado daquilo que acredita conforme suas crenças, convicções e preconceitos.
A partir do momento em que ele descobre o seu potencial, o EU e o Poder Mental, através da compreensão, certamente ele conseguirá livrar-se dos condicionamentos errados, das sugestões prejudiciais que ao longo de sua vida contribuíram para atrair situações que muitas vezes se manifestam em forma de fobias, medos, traumas, mágoas, timidez,depressão, vícios, etc., impedindo a sua felicidade.
Neste momento, quem está com algum desse tipo de desequilíbrio, sente necessidade de ajuda que o parapsicólogo pode fornecer.
Toda a nossa sociedade, de um modo, ou de outro trarão queixas do tipo: sentir-se sair fora do corpo quando dorme, ou sonho que parece ser real, de ver seu corpo deitado na cama, sentir, ou ouvir a presença de vultos, sonhos que acabam se tornando realidade, baixo nível de auto-estima, ver ou ouvir mensagens que se tornam reais, premonições negativas e a vontade de torná-las positivas e outros (experiências PSI).
Todas essas situações trazem reações como: medo, ansiedade, sensação de desamparo, raiva depressão, sentimento de “opressão” e de perda de controle, e confusão.
Levantamentos revelam que mais da metade da população apresenta um ou mais tipos de experiência PSI. Assim sendo, muitos têm a preocupação e partem na busca de informações e ajuda de parapsicólogos, que têm na Orientação e Aconselhamento, ferramentas técnicas, capaz de não só apoiar, mas também, dinamizar a vida de alguém .
O foco da ORIENTAÇÃO e ACONSELHAMENTO em Parapsicologia, é para o cliente que com grande freqüência traz consigo dúvidas sobre o que está ocorrendo, e está necessitando de informações para compreender o processo pelo qual está passando.
O profissional com conhecimento da realidade vivenciada pelo cliente, nos aspectos psicológicos, biológicos, psicopatológicos e fenomenológicos da PSI, avaliará os aspectos da fenomenologia paranormal que ocorrem, em muitos casos, junto com outros processos humanos.
O cliente que procura um parapsicológo é auxiliado em um todo.
Myria Pereira Basso - Parapsicóloga
FONTE:Livro: Sonhos, Parapsicologia e Aconselhamento de Ricardo Eppinger e Tarcísio Roberto Pallú.
1 comentários:
A Parapsidologia tem a sua vez
O Psicólogo, Dr. Joseph B. Rhine, deu início em 1930, na Universidade de Duke, em Durham, com a direção do psicólogo londrinense Willians Douglas, um novo tipo de pesquisas psíquicas, que se referiam aos fenômenos paranormais cognoscitivos de Telepatia, Clarividência e Precognição, onde foi utilizado o método quantitativo e cálculo estatístico das probabilidades, onde ele fez demonstração científica da percepção extra-sensorial ( Extra Sensory Perception - ESP) e mais tarde da psicosinésia ou ação da mente sobre a matéria. Estas experiências foram publicadas em várias obras, e foram aceitas nos meios científicos e posteriormente fizeram parte do Primeiro Congresso Internacional de Parapsicologia de 1954 em Utrech (Holanda), com reconhecimento do seu valor e eficiência científica dos estudos parapsicológicos. Neste momento a Parapsicologia recebeu de centenas de eminentes cientistas dos mais variados campos científicos a sua patente de DISCIPLINA CIENTÍFICA.
Myria - Parapsicóloga
Fonte: História da Parapsicologia e seus Métodos - Nelson Valente
Postar um comentário