Shiatsu é uma massagem terapêutica, que proporciona relaxamento, bem como, auxilia no tratamento de diversas disfunções do corpo.
Fazendo uso do Shiatsu, a pessoa passa a se conhecer melhor, e a partir do toque passa também a sentir mais o seu corpo, e os sinais que dele vem.
Na aplicação do Shiatsu, não se utiliza só a forma física, todo o emocional é atingido ao se tocar o local tenso. Por trabalhar além do músculo, tocando emocional é aplicado com muito respeito, pois o corpo tem suas razões e é a expressão do que sentimos.
Numa sessão de Shiatsu, o relaxamento é profundo, revigorante e tranqüilizante, por atuar sobre o sistema energético do corpo, por vias de energia, que estão relacionados com o funcionamento dos órgãos internos, bem como, com a harmonia emocional, psicológica e espiritual de quem recebe.
A energia chamada KI em japonês, (energia QI em chinês), pode sofrer perturbações de fluxo, provocando bloqueios ou “represas” que por sua vez podem dar origem a sintomas físicos, distúrbios psicológicos, etc. Com a pressão física da massagem, as “represas” são desbloqueadas, deixando os músculos descontraídos, flexíveis e revitalizados, propiciando o relaxamento profundo do corpo, auxiliando no tratamento de ansiedade, tensão, depressão e instabilidade emocional.
No caso de quem já tem problemas como dores de cabeça, enxaqueca, dores nas costas, tanto agudas como crônicas (em especial de origem muscular), ciática, rigidez nos músculos e certas formas de artrite, indisposições digestivas e intestinais, o Shiatsu atua como uma terapia complementar, não substituindo de maneira alguma, o tratamento médico, auxiliando na recuperação da pessoa que o procura.
“ A psique, como o corpo, é uma estrutura extremamente histórica”. Carl Gustav Jung
Myria Pereira Basso
Fonte: Márcia Zen - Livro: Práticas de Shiatsu
0 comentários:
Postar um comentário