Pages

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Premonição sob a Luz da Ciência


“Quando um fato contraria uma teoriadominante, abandone a teoria e conserve o fato, mesmo que ela seja apoiada pelas maiores mentalidades da época “ Claude Bernarde (1813-1878)
 
Em 1934, o professor Joseph Banks Rhine, publicou o livro “Percepção Extrasensorial”, após ter realizado vários  testes na Universidade de Duke (EUA). Foi Rhine que deu o nome de “Parapsicologia”, à ciência que estuda os fenômenos tais como a Clarividência, Precognição e Percepção Extrasensorial, etc.
Ele foi muito criticado pelos “doutores” da época. É muito comum, ao ser humano quando se depara com um fato ou situação nova, criar uma resistência. Por exemplo, no século XVI, se descobriu que a Terra não era o centro do Universo. Hoje qualquer um sabe que o Sol é o centro do sistema solar.
Daryl Bem psicólogo, foi cuidadoso em suas conclusões, ao falar sobre a Premonição. Ele acredita que todos têm a capacidade de antever o futuro e que para muitos essa faculdade passa despercebida, para outros essa capacidade é recebida com receio.
As percepções extrasensoriais são processos de evolução onde ver algo antes que aconteça ajuda a comprovar que a premonição existe. Foi feito pesquisa com universitários brasileiros, onde o pensamento premonitório está presente no inconsciente mais de que se imagina. Nesta pesquisa, segundo a - Revista Isto é -, de março de 2011, 71,5% dos entrevistados, afirmaram ter tido sonhos premonitórios. Em outra pesquisa realizada no Instituto do Sono, de São Paulo, 30% dos pacientes disseram ter tido sonhos que se tornaram realidade.
Apesar de ser um fato comum na vida de muitas pessoas, ainda assim, é vista como um mistério a capacidade de antever o futuro. Ainda há poucos cientistas que estão abertos ao estudo da premonição, e nem ao menos se dispõem a fazer comentário sobre a sua existência. Ray Hyman, professor de psicologia da Universidade de Oregon, (EUA) disse ao jornal “The New York Times” que o trabalho é uma loucura pura. “ É um embaraço para a categoria”.
Há muitos estudiosos sobre este tema, e para confirmar, dezenas de relatos são publicados diariamente, por pessoas comuns que trabalham, estudam têm filhos, professam diferentes religiões. Essas pessoas antevêem em sonhos ou não, algo que em horas, dias, meses depois se materializam deixando-as assustadas.
Não confundir com mediunidade as experiências extrasensoriais. “A Parapsicologia não lida com questões transcendentais, como a comunicação entre vivos e mortos, mas sim com a aptidão humana de manifestar poderes incomuns nas relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo material”, segundo Valter da Rosa Borges, de Pernambuco.
“Não existe até hoje um estudo que comprove como tudo isso acontece biologicamente. É metafísico e não sabemos como se dá. Mas é inegável que é importante como um processo de autoconhecimento”, segundo o neurologista Luciano Ribeiro, do Instituto do Sono,de São Paulo.
Fonte: Revista Isto É – março de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário