Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013



                                                RESPIRAÇÃO HOLOTRÓPICA:


A Respiração Holotrópica foi criada por Stanislav Grof, como uma valiosa técnica de psicoterapia experiencial e auto-exploração, com base curativa e transformadora dos estados ampliados de consciência. Esta técnica vem sendo utilizada desde 1976 em todo o mundo com resultados terapêuticos e desenvolvimento pessoal.   
Com o método utilizado na Respiração Holotrópica, a respiração fica mais rápida e profunda, e a mesma é combinada com música evocativa, trabalho corporal e arte, que permite ampliação de consciência, conexão com a capacidade de cura do próprio corpo e psique, que Grof chamou de cura interior.
O estado de consciência provocado por esta técnica, capacita a pessoa em questão, trazer à tona conteúdos de forte carga emocional, provindas do nascimento até o momento da vivência, acessando memórias da gestação e do parto. 
Estas experiências são transpessoais e podem ajudar na superação de crises existenciais, e dar um sentido à vida presente. 
Esta técnica nos remete ao mais profundo da nossa consciência, pela facilidade que nos dá, de alcançar a identidade do Eu. Em situações de pessoas com problemas emocionais, é interessante que se trabalhe com a Respiração Holotrópica, porque o poder terapêutico da técnica tem a capacidade de libertar a pessoa da depressão, superarem várias fobias, libertá-las dos sentimentos profundos que trazem consigo por vários anos, consumindo-as irremediavelmente, melhorar sua auto-estima e autoconfiança.
Interessante observar que na terapia convencional, o trabalho verbal leva mais tempo ou mesmo vários anos para que ocorram mudanças e com raras exceções obtêm-se resultados. No trabalho com a respiração holotrópica, tais mudanças podem ocorrer em poucas horas e pode estar ligadas à liberação de excessivos bloqueios energéticos, que estão afetando o corpo físico.
Seu poder curativo e transformador dos estados modificados de consciência (estados holotrópicos), podem ocorrer espontaneamente através ou por meio de práticas psicológicas, rituais e experiências místicas ou com a meditação profunda.
Com a música utilizada, trabalho corporal, mandalas, esta respiração energiza a psique, possibilitando a surpreendente capacidade terapêutica de selecionar e levar até a consciência conteúdos inconscientes com forte carga emotiva e muito importante psicologicamente e descartá-las.
O objetivo da Respiração Holotrópica, é facilitar ao participante expansão da sua consciência, facilitando a imersão do que está pronto para ser processado ou integrado, auxiliando na aprendizagem e cura.
Seu maior objetivo é o alcance de uma maior compreensão, expansão da identidade do EU, e a facilitação do acesso às raízes dos problemas emocionais e psicossomáticos, viabilizando o desenvolvimento, recuperando a saúde e o autoconhecimento.
Enfim, com a expansão do próprio universo, e ao aliviar os momentos frágeis da vida, quer seja no plano físico ou no plano emocional, o participante terá a sensação de alívio ao ver-se livre de suas cargas energéticas, as quais o impedia de alcançar cura física e emocional.
Os requisitos importantes e os procedimentos necessários para realização da respiração holotrópica, são:
- ambiente seja calmo, seguro, sem interferências externas e que o participante esteja em plena saúde; não tenha nenhuma doença de causa orgânica, como infecções cerebrais, problemas cardiovasculares, degenerativos ou tóxicos.  Os procedimentos necessários para a sua realização  resume-se em permitir que o participante tenha confiança no processo, vivencie a sua experiência interior, assimilando o processo de autodescoberta, transformação e cura.
O que se espera de resultados quando esta técnica é utilizada?
- espera-se que ao vivenciar processos profundos de consciência, o participante saia da depressão, fobias, fique livre de sentimentos que o amargurava, melhore a sua autoconfiança e auto-estima.                 
 A técnica de renascimento foi criada por Leonardo Orr, ao descobrir que a respiração pode fazer a descarga emocional dos bloqueios energéticos e tensões crônicas que estão impedindo o corpo de liberar pensamento negativos que provocam desânimo, irritação, stress, etc. A carga energética que é liberada pela respiração traz à tona a consciência e consequentemente, todas as  emoções e sentimentos liberados são transformados, integrados e dissolvidos através da própria respiração. Ao término do procedimento respiratório, a melhora da qualidade de vida do participante é perceptível.

Fonte: Psicologia Transpessoal – Stanislav Grof
Terapeuta: Myria Pereira Basso 

0 comentários:

Postar um comentário